sexta-feira, 24 de julho de 2009

Edição 1

FGTS
- Dico é verdade que o governo tem em cima da mesa um projeto para que o desempregado possa sacar o FGTS depois de um ano sem registro em vez de três? E que, também, tem outro permitindo que a pessoa que estudou utilizando o FIES possa abater 20% do saldo do seu FGTS, na dívida?
Sim, Zico, é verdade, respondeu o Dico, porém você tem que entender o que é o FGTS e com que fim ele foi criado. A princípio ele foi criado para dar uma segurança ao trabalhador com carteira assinada no caso de ele perder o emprego. Isso começou na década de 60. Daí para cá, a cada transição do governo federal ele foi sofrendo modificações sendo, então, utilizado também para o financiamento de casas e apartamentos. Hoje o governo Lula utiliza-o ainda para outros objetivos. É muito dinheiro. Vamos fazer um cálculo fictício, por baixo. Você sabe que cada trabalhador com carteira assinada terá 8% do valor do seu salário depositado em uma determinada conta. Vamos supor que tenhamos 50 milhões de brasileiros ganhando o salário-mínimo. Teremos quase 2 bilhões de reais! Somente em depósitos do FGTS.
- Puxa, diz Zico, daria pra construir muitas casas com esse dinheiro.
- Sim, daria, responde Dico, todavia parte desse dinheiro é utilizada para outros fins. Imagina ainda que temos o PIS, o IPI, ICMS e vários outros impostos e taxas. A arrecadação dos governos Federal e Estadual e, ainda, o municipal é enorme.
-Ta certo, diz Zico. Eu só queria entender, mas eu queria saber, de fato, o que acontece com todo esse dinheiro. - Bem, diz Dico, existe a Comissão Permanente de Controle do FGTS e, também,o TCU – Tribunal de Contas da União, que estão lá para fiscalizar onde esse valor é investido.
- Então ta.
“Um país de cordeiros terá lobos como governantes”.
Roma está em chamas. E os que colocaram o fogo são irrecuperáveis. Uma nova safra de homens surge no horizonte, porém não sabem manejar um simples extintor de incêndio. Roma continuará em chamas! fiori
“Há tantos burros a mandar em homens inteligentes que, às vezes, penso que a burrice é uma Ciência”. Rui Barbosa.

Marcando Território:
Entre os animais machos marca-se o território através do cheiro do xixi, ou seja, os animais fazem xixi em vários pontos para que outros animais da mesma espécie não invadam esse espaço e, se o fizerem, haverá luta até que o mais forte expulse o outro. Entre os homens (leia-se vereadores) de
Osasco marca-se o território colocando faixas onde cada um deles diz ser o “criador” de determinada obra ou benfeitoria, emporcalhando a cidade.
Para cada evento, por menor que ele seja, aparece uma faixa com o nome dele e pior, falando em nome
da comunidade. Em nossa opinião o governo existe para governar e não para ser dono de nada e, muito
menos, gastar dinheiro com propagandas para mostrar suas obras. É um absurdo tapar um buraco na avenida e fazer propaganda disso. O povo está vendo. Não é necessário propaganda. É uma afronta à nossa inteligência.
Basta caminhar por Osasco e veremos faixas com dizeres de todos os tipos em árvores, postes e etc.


Trânsito:
Vila Airosa:
Na confluência das Ruas José Anacleto da Silva x Antonio de Campos Toledo x Av. São José existe um perigo iminente de acidente com carros e pedestres. Solicitamos ao Demutran que analise o local com extrema urgência e, ainda, na Av. São José, esquina com a Rua Andorinha faz-se necessário a instalação de um semáforo que funcione concomitantemente com o semáforo de pedestres em frente à escola Tobias Barreto.

Colocou-se um semáforo na Av. São Jose esquina com Maria Angélica para dar segurança aos alunos da Escola Francisco Casabona. Aplausos. Esqueceram-se, porém do fluxo do tráfego. Vaias.

Faltam placas de “Proibido Estaciona e Parar” em ambas as ruas na proximidade das esquinas. A Av. São José poderia ser alargada (existe espaço para isso). A Rua Maria Angélica deveria ser mão única em direção ao centro a partir do semáforo. Remédio paliativo – cura-se uma doença e cria-se outra!

Vila dos Remédios:
Av. dos Remédios está uma calamidade. Cheia de Buracos e estreita. A ilha que construíram após o largo dos Remédios somente atrapalha. Afunila o trânsito provocando congestionamento e é um risco a acidentes.
Na mesma avenida muitas lojas colocaram placas com o aviso de “estacionamento exclusivo” onde foram demarcadas vagas pela prefeitura. É correto?


Para recordar

Poder Executivo cabe governar, administrando os recursos públicos conforme determina a lei. Seus ocupantes, respectivamente o presidente da República, os governadores de Estado e os prefeitos nos municípios, não governam sozinhos, pois nomeiam ministros ou secretários para a execução das políticas públicas nas diversas áreas, os quais são responsáveis pela atividade dos órgãos e dos servidores públicos.

O Poder Legislativo é representado, em nível federal, pelos deputados federais e senadores (que formam o Congresso Nacional), em nível estadual, pelos deputados estaduais (Assembléias Legislativas) e nos municípios, pelos vereadores (Câmaras Municipais). São parlamentares cuja atribuição constitucional é de legislar e fiscalizar.
Devem propor e votar leis, apreciar matérias apresentadas pelos outros poderes e pela população, fiscalizar as ações do Executivo, votar os orçamentos públicos e examinar as contas públicas. Podem, ainda, em situações específicas, julgar membros do próprio Legislativo e do Executivo.

O Judiciário só existe em nível federal e estadual e tem como base a comarca. O Judiciário não elabora leis, mas a ele compete interpretá-las e julgar suas pendências. Dentre seus membros, os juízes e promotores são selecionados por concurso público; os desembargadores, nos estados, e os ministros dos tribunais superiores são nomeados pelo Governador e pelo Presidente da República, respectivamente.

INSS

Aposentadoria por idade:
É concedida aposentadoria por idade à mulher com 60 anos ou mais e ao homem com 65 ou mais. Para ter direito a esse benefício é necessário que o requerente tenha contribuído (em 2009) por, no mínimo 180 meses (15 anos), para os inscritos após 1991 e 168 meses de contribuição (14 anos) para os inscritos até 24 de julho de 1991.

Amparo Social – LOAS

Deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

Relaxe
O Seu Antônio, aproveitando a viagem a Belzonte, foi ao médico fazer um 'xecápi'. Pergunta o médico. - Sr. Antônio, o senhor está em muito boa forma para 40 anos. - E eu disse ter 40 anos? - Quantos anos o senhor tem? - Fiz 57 em maio que passou. - Puxa! E quantos anos tinha seu pai quando morreu?
- E eu disse que meu pai morreu? - Oh, desculpe! Quantos anos tem seu pai? - O véio tem 81.
- 81? Que bom! E quantos anos tinha seu avô quando morreu? - E eu disse que ele morreu? - Sinto muito. E quantos anos ele tem? - 103, e anda de bicicleta até hoje. - Fico feliz em saber. E seu bisavô? Morreu de quê? - E eu disse que ele tinha morrido? Ele está com 124 e vai casar na semana que vem. - Agora já é demais! - Diz o médico revoltado. - Por que um homem de 124 anos iria querer casar? - E eu disse que ele QUERIA se casar? Queria nada, ele engravidou a moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário